Códigos
Os especialistas em relacionamento apontam a importância da comunicação para o sucesso e a má qualidade como uma das principais causas para o fracasso das relações.
Não é de se estranhar, se você falar de dor-de-dente e seu parceiro falar da descoberta de uma nova funcionalidade do seu tablet. Alguém não está ouvindo ou prestando atenção. Vale também lembrar um frase do Lacan: “Eu garanto o que eu falei, mas não posso garantir o que você ouviu”. Para se refletir, não?
Falar em comunicação requer uma nova perspectiva, e para isso precisamos entrar um pouco na teoria da comunicação. Sem querer ser chato ou técnico, a verdadeira comunicação acontece quando as duas partes utilizam o mesmo código, dessa maneira as mensagens recíprocas podem ser decodificadas e garantem a continuidade da...COMUNICAÇÃO.
E por que trago os códigos para essa conversa? Porque códigos comuns devem ser criados entre aqueles que se comunicam.
Existem uma infinidade de pequenos gestos, olhares, frases ditas (e não ditas), linguagem corporal, silêncios, atitudes, gritos, que vão criando o código do casal. A ponto de uma simples respiração mais intensa revelar muito, e tornar esse código um pequeno dialeto.
Acontece que para criar esse dialeto, leva tempo, paciência, observação, atenção, querer aprender com os inúmeros erros. Não há outro jeito, é tudo muito empírico, é tentativa e erro mesmo!
É preciso querer aprender, para acertar e se comunicar. Aprender é a garantia da perenidade.
Após viver inúmeras situações onde a impossibilidade da comunicação foi marcante, e presenciar incontáveis casais em conversas com se estivessem na Torre de Babel, chego a conclusão que as pessoas desistem antes de criar o código que levaria a uma comunicação direta, sem jogos, sem agendas escondidas, sem medos. Aquela comunicação que você, falando ou não, se sente compreendido, aceito e acolhido. em suas dúvidas. Enquanto os casais não entenderem que sem uma boa comunicação não há espaço para o desenvolvimento do relacionamento, serão criadas zonas minadas e de silêncio que levarão a desencontros.
A ausência da comunicação e a não criação do código comum, trazem uma mensagem clara que não precisa de tradução: não vai dar certo!
Antonio Augusto
Você pode reservar o livro do Antonio Augusto, clicando no link abaixo :